sexta-feira, outubro 16, 2009

PROJETO INTERROMPIDO PELAS CIRCUNSTANCIAS .... É DURO SER PROFESSOR !!!!

Projeto: Trilhando a Consciência Ecológica através dos Contos de Fadas e Fabulas
Duração: aproximadamente de 2 á 3 meses
Turma: 3º ano A
Apresentação

As crianças são curiosas pela natureza e estão interessadas em tudo que acontece ao seu redor. Conhecer o ambiente e compreender as causas e as conseqüências de seus problemas as ajudará a ter, aos poucos, uma atitude mais responsável e comprometido com os cuidados com o meio ambiente. E Trabalhando com os contos de fadas e as fabulas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer pela leitura e consequentemente aprendem a ser cidadãos conscientes e farão uso de atitudes ecologicamente corretas.



Objetivos
Descobrir a relação existente entre os diferentes componentes do ambiente;
Conhecer e investigar sobre os recursos naturais;
Incorporar atitudes e hábitos de consumo e higiene pessoal;
Habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas;
Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
Incentivar o trabalho em equipe;
Estimular a criatividade;
Promover o hábito de leitura.

Conteúdos
Ciências
Conservação do meio ambiente;
Poluição da água, solo e ar;
O papel das pessoas nas mudanças, na recuperação e na conservação do meio natural;
Propriedades dos materiais ( estruturas , impermeabilidade ...);
Interações entre os materiais;

Geografia e Historia
Transito;
Problemas da poluição do meio ambiente e suas conseqüências;
A identificação, a pratica e a difusão da pauta de cuidados e preservação do ambiente;

Língua Portuguesa
Produção através de desenhos e textos a partir da informação;
Analise dos contos de fadas e das fabulas;
Estudo da biografia dos autores mais conhecidos (MONTEIRO LOBATO, IRMAOS GRIMM, ESOPO, LA FONTAINE...).


Matemática
Formas geométricas;
Noções matemáticas (sistema monetário, medidas – peso, metro);
Problemas envolvendo as operações trabalhadas;

Artes
Reciclagem de materiais ( pet, caixas e outros )
Dobraduras, colagem, recorte, pintura ( diversos materiais);
Dramatização ( tema meio ambiente , conto de fada , fabula);
Montar cenário e outros materiais recicláveis;

Recreação
· Jogos na quadra, seguindo regras ( jogos de trilhas , e outros);
· Jogos tradicionais, mostrando aos alunos que a diversão pode ser encontrada em situações bem simples,que poderão assim contribuir com a economia da energia elétrica em sua própria casa. Afinal a maioria dos jogos que os alunos utilizam ou são do computador ou são da tv.
· Realização de algumas experiências;

Fundamentação teórica
Conservando o planeta através dos contos de fadas e fabulas
Alguns fenômenos como o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, o desmatamento das florestas e a poluição do solo, não são mais do que uma amostra dos riscos que ameaçam o meio ambiente.

O fantástico mundo dos contos de fada e das fabulas
A maçã envenenada da Branca de Neve é tentadoramente vermelha.
Como cheira o pão quentinho da Galinha Ruiva!
Que medo deve sentir o ratinho entre as garras do leão.
O vestido de Cinderela brilha como as estrelas...

Histórias não são feitas apenas de palavras: têm peso, cor, sabores, têm detalhes que não cabem nos limites do texto, mas são tão importantes quanto às narrativas que vêm se repetindo há séculos.

Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.

Partir desse princípio não é apenas uma forma poética de realçar a importância das narrativas fantásticas, das fábulas e de todas as histórias que povoam o universo infantil.
Normalmente, quando os adultos lêem as fábulas ou mesmo quando tentam interpretá-las, sobressaem os aspectos "pedagógicos" que estão na origem dessas narrativas.

Quando não existiam escolas, imprensa, quando os livros eram copiados à mão e o mundo era ainda um enorme continente inexplorado, essas histórias representavam um caminho para a educação de valores, posturas de vida, costumes.

Esse é um dos motivos pelos quais as fábulas são maniqueístas e moralistas. Falam do bem e do mal, do certo e do errado, do justo e do injusto, da união e da desunião, do medo e da coragem. Tanto que não eram dirigidas às crianças, mas especialmente aos adultos - daí o tom até assustador que assumem nas versões originais.
Mas não faz sentido, nos tempos de hoje, tratar as histórias de fadas como se fazia na Idade Média. Não é esse mundo cheio de certo e errado que magnetiza as crianças (e os adultos). É, sim, a sua riqueza imaginativa, a sua base de sonhos e de possibilidades que leva os humanos para muito além de seu cotidiano. Quem não queria possuir uma bota de sete léguas, ou encontrar príncipes encantados; quem não queria ter uma varinha de condão?

As histórias são catalisadores da imaginação sem fronteiras que caracteriza a infância.

Em um mundo marcado pelo lazer passivo da televisão, pela imobilidade dos apartamentos, pelas ruas apinhadas de carros, as histórias de fadas são um passaporte livre para o mundo da criança e para todos os processos formativos típicos da idade - a formação da personalidade, a construção de regras e valores, o desenvolvimento cognitivo, motor e sócio-emocional.

É aqui que entra a Escola.

Nosso papel não é o de inventar histórias, não é de instituí-las como itens do currículo, nem tornar obrigatório um prazer tão natural.
Ao contrário, nosso papel é mergulhar no fundo da fantasia, junto com as crianças, construindo permanentemente paralelos com a vida de cada um.

Voltamos ao começo desse texto. As histórias têm cheiros, cores, sabores, densidades. As histórias não são apenas processos mentais de intelecção, mas uma fábrica de sentidos e experiências.

Vamos forçar um pouco a memória: quem de nós nunca quis saber o que ia dentro da cesta de Chapeuzinho Vermelho? Pois então, vamos para a cozinha preparar esses quitutes.
Que tal passear na fazenda da Galinha Ruiva?

Cada momento, cada detalhe ganha uma leitura especial e diferenciada. Ou melhor, a cada leitura, a história, como um prisma, ganha novas cores. Quem conta, reconta... faz de conta.

O que as crianças aprenderão? Não há limites. Cada narrativa leva a mundos diferentes, embora tenham um substrato comum. Daí a construção de um mapa contextual para cada conto escolhido, que levem em conta os itens a seguir.

• Possibilitar a apreensão das características dos diferentes portadores de texto, ou de um gênero literário escolhido, pré determinado, com as linguagens usualmente utilizadas e expressões que se repetem nas diferentes histórias;
• Produzir textos com significado, mesmo sem o domínio da escrita convencional;
• Desenvolver o interesse pela leitura ou por ouvir os diferentes gêneros literários;
• Desenvolver a capacidade de recontar e reescrever o conto, recuperando a seqüência lógico-temporal dos acontecimentos;
• Realizar a revisão de textos, através da releitura de cada parte do texto escrito e da elaboração de rascunhos, promovendo a articulação das partes com o todo, a fim de planejar o que falta ser escrito para complementação do texto,
• Planejar e executar tarefas em grupo, valorizando este tipo de aprendizado;
• Utilizar curva melódica adequada, durante a leitura em voz alta, propiciando a compreensão da história, através do respeito à pontuação presente no texto.
Atividades• de música e educação física, vivências apresentadas nos jogos dramáticos, que levarão os alunos a criar situações imaginárias e encenações representativas;
• A exploração de todas as dimensões artísticas;
O aprendizado e o• exercício da língua oral e escrita, conforme a faixa etária.
• A compreensão de conceitos nas áreas de Ciências e Matemática, entre outras aprendizagens;
• O uso de diversos recursos. Alguns dos contos apresentados favorecerão, também, o acesso a computadores e outros recursos tecnológicos;
O trabalho com a linguagem e a comunicação. Os alunos possivelmente irão
se familiarizar com livros, filmes e situações que requerem o uso da linguagem oral e escrita;
• Atividades de exploração sensorial, todo o tempo.

Vivendo as histórias, convivendo com os personagens e suas aventuras, seus sentimentos, as crianças serão convidadas para um aprendizado prazeroso e significativo.

As histórias trazem saberes e experiências acumuladas por várias gerações. Oferecem exemplos de modelos e papéis que, desde a infância, facilitam nossa relação com o mundo. Levam-nos a experimentar as emoções, a "treinar" posturas, a nos identificar com personagens e situações, a sonhar coisas melhores do que temos e a perceber que tudo também poderia ser pior.

Contos de fadas, histórias de bichos e fábulas são uma porta de entrada para o mundo da fantasia, e, como podem ver, também uma porta de saída para a vida real.



Metodologia
Ciências
Experiências com água , solo , ar ;
Registro das experiências;

Geografia e historia

Pesquisas nas aulas de informática;
Elaborar croquis ( desenhos ) e relatórios de tudo o que for acontecendo durante as aulas;
Visitas a área de lazer Recanto do Sol - ver as nascentes e observar as formas do terreno;
Águas de campo verde – tratamento da água que chega ate nossas casas;
Lixão – como é, e porque pode afetar nossa água e ressaltar ainda a importância dos 3Rs - reciclar, reutilizar e r

Português

Produção de textos através de títulos , desenhos ,dobraduras , cartazes, aula de informática;
Leitura de textos para encenar e também outros gêneros textuais – jornal, revistas, receitas , poesias , parodias ...;
Leitura de contos de fadas e optar pela escolha de um para apresenta – la em forma de teatro ( este texto será a reescrita da historia dos próprios alunos);
Leitura das fabulas e optar pela escolha de uma para representa-la ,sendo que esta será também a reescrita da fabula coletiva ;
Analise da biografia dos autores: IRMAOS GRIMM, MONTEIRO LOBATO, LA FONTAINE, ESOPO, HANS CHRISTHIAN ANDERSEN, ENTRE OUTRO;

Matemática
· Resolução de situações problemas;
· Analises de embalagens;
· Pesquisas de preços ( produtos que se usam os sistemas de medida )
· Jogos com trilhas de diferentes temas;
· Brincando e aprendendo com as formas geométricas ( confeccionar animais)

Artes
· Confecção dos personagens
· Dramatizar a fabula e o conto, utilizando material reciclável e outros.
· Confecção de um mini - teatro de fantoches, para a apresentação das historias (contos, fabulas e biografias);
· Criar junto com a turma e suas famílias um livro da sala, em que as famílias devem pesquisar sobre as diferentes agressões que atingem o solo, a água , o ar, as plantas e os animais que vivem na terra.

Recursos humanos
Professor de sala, informática e biblioteca;
Profissionais responsáveis nos locais a serem visitados;

Recursos materiais
· Caixas de papelão
· Embalagens
· 1 litro de cola
· Tesouras
· Lápis de cor, canetinhas, giz de cera,
· Papel camurça, crepom, color set, pardo, cartão, Paraná;
· E.v.a;
· TNT
· Livros de historias e fabulas
· Trilhas com diversos temas ecológicos;
CLARA LIBE
ESSAS ERAM AS IDEIAS .... MAS DEVIDO A ALGUNS ACONTECIMENTOS ....
SIMPLESMENTE DESISTI!!!!!! SEI QUE DESISTI NÃO É O MELHOR CAMINHO .... MAS ANALISEI E NAO VOU FICAR DANDO MURRO EM PONTA DE FACAS
É PROFESSOR ....
CERTAS SITUAÇOES , QUE ACONTECEM EM NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO NOS DEIXAM PERPLEXOS ....

2 comentários:

  1. QUE PENA ...TINHA TUDO PRÁ SER UM LINDO PROJETO...MAS VÁ EM FRENTE QUE AS COISAS NÃO SÃO POR ACASO!!!!BEIJOS.

    ResponderExcluir
  2. Ei, desiste não! tá muito bom seu projeto, tenho certeza que você vai em frente, se não deu agora, no momento certo vai dar, pode acreditar! Bjão

    ResponderExcluir

TALVEZ VOCÊ QUEIRA VER TAMBÉM!