RECOMEÇO

RECOMEÇO
CLARA LIBE

Páginas

quinta-feira, outubro 02, 2014

5 dicas para ajudar os filhos na tarefa de casa

5 dicas para ajudar os filhos na tarefa de casa
As tarefinhas de casa sempre precisam de uma mãozinha dos pais, seja na cobrança, na manutenção das atividades em dia ou até alguma dúvida que os filhos tenham em determinadas questões.
Como ajudar a criança, sem tirar a sua responsabilidade de aprender a lidar sozinho com os compromissos? Vamos saber de algumas dicas para ajudar os pequenos estudantes nesta hora.
1 – Local adequado para as tarefas
É importante a criança ter um lugar reservado para fazer as atividades escolares. O local deve ser claro, arejado e limpo. Com os objetos necessários por perto, como lápis, cadernos, livros, dicionário, etc.
No próprio quarto da criança é possível separar um cantinho e montar uma mesinha de estudo, faça o possível para que nesta hora a criança fique longe da TV ou do vídeo game, a concentração é um ganho para a execução.
2 – Horário para atividades
A disciplina pode ser a chave do sucesso. Saber organizar o tempo é uma questão determinante para o bom desempenho escolar. Ajude a criança a montar um horário, em que seja possível brincar e estudar.
De acordo com a idade, as demandas escolares podem ser maiores e o horário de estudo pode aumentar conforme for a cobrança de estudo. É necessário a criança entender que há tempo para tudo e que todo dia é dia de estudar.
3 – Mantenha o ritmo do estudo
 Com o horário pronto, afixe em local visível, para que todos na casa saibam quando a criança deve estar fazendo as tarefas e não atrapalhar a divisão de horário. Faça-a entender  a importância de manter o ritmo para ter bons resultados. E  com o estudo em dia, além das notas boas, as férias estarão garantidas mais cedo.
Varie também as formas de exercícios, caso o aluno esteja fraco em determinada matéria, procure atividades diferenciadas para gerar entusiasmo, use a tecnologia e aproxime a criança. Por exemplo, caso tenha dificuldade no inglês, faça exercícios on line, há cursos de inglês na net com dicas de exercícios online. Caso a dificuldade seja em matemática, procure jogos educativos que treinem alguns assuntos específicos, será divertido tentar outras maneiras de estudar.
4 – Tire as dúvidas, mas incentive o raciocínio
Algumas dúvidas sobre determinados assuntos podem ser tiradas em casa ou anotadas para serem mostradas ao professor, mas sempre incentive a criança a raciocinar e buscar informações nos livros. Isto evita o vício de receber as respostas prontas dos pais.
5 – Valorize os acertos

Sempre acompanhe as tarefas, se tiver mais tempo, olhe e confira os acertos e erros. Elogie o que foi feito corretamente e peça para ser refeito as questões erradas, não através de críticas, informe que os erros também ajudam a aprender e com a repetição o entendimento será melhor.
 

0 comentários: