RECOMEÇO

RECOMEÇO
CLARA LIBE

Páginas

terça-feira, março 29, 2011

ESCOLA

POEMA: MÔNICA E CEBOLINHA
( mas já ouvi dizer que sse textinho é uma musiquinha )

HOJE EU SOU A MÕNICA
VOCÊ É O CEBOLINHA
VAMOS TODOS JUNTOS
MANTER A ESCOLA LIMPA.

ELE É O CASCÃO É O MAIS SUJÃO
SÓ VIVE JOGANDO LIXO PELO CHÃO.
CATA AQUI , CATA ALI
VAMOS TODOS COOPERAR, NA ESCOLA
NO TRABALHO E NO NOSSO LAR.

INTERPRETAÇÃO

1) Qual é titulo?
2) O poema fala do quê?
3) Você conhece algum direito seu ? Escreva - o
4) quem é o personagem mais sujão?
5)  Escreva  um dever seu.
6) Quem escreve as histórias da Turma da Mônica ?
7) Vamos corrigir as palavras que o Cebolinha falou errado:
PLATO
BLANCO
BLASIL
CLIANÇA
GLANDE
PLAÇA
PLÉDIO
TLABALHO
RECLEIO
QUADLA
PLOFESSOLA
DILETOLA
SECLETÁLIA
CALTEILA
CADELNO
BOLACHA
UNIFOLME
BANHEILO
COMPUTADOL

OBS- VOCÊS AINDA PODEM:
# ENTREGAR´ATIVIDADES RETIRADAS DO PORTAL TURMA DA MÔNICA http://www.monica.com.br/index.htm E AINDA
#PASSAR OS FILMES DA TURMA DA MÔNICA .... QUE SÃO UMAS GRAÇAS ,
# LER  GIBIS DA TURMA
E BOA AULA ...

sexta-feira, março 25, 2011

HOJE CLARA LIBE FAZ 3 ANOS ............

HOJE CLARA LIBE COMPLETA 3 ANOS DE EXISTÊNCIA , VENHO AQUI AGRADECER AO PESSOAL QUE DEMONSTRA UM CARINHO ESPECIAL POR ESTE BLOG ..... GENTE OBRIGADA....
CADA UM QUE VISITA O MEU BLOG , OBRIGADA !!!!
SEI QUE TEM CASOS DE PESSOAS QUE ENTRAM E AINDA FALAM MAL , MAS DEUS É GRANDE QUE ESSES CASOS SÃO A MINORIA ..... A GRANDE MAIORIA ME TRAZ SÓ FELICIDADES ..........
OBRIGADAAAAAAAAAAA.........


segunda-feira, março 21, 2011

ATIVIDADES .....


























RESPONDENDO ..........

MARIA CLARA .......
EU SÓ TENHO O DVD , POIS NEM SEI SE TEM O LIVRO DESTE PERSONAGEM ...MAS ASSISTA AO DVD DO BLINK BILL , ELE É ÓTIMO PARA TRABALHAR AS QUESTÕES AMBIENTAIS!!!

domingo, março 13, 2011

PALAVRAS MÁGICAS.........TEXTO

AS PALAVRAS MÁGICAS



Era uma vez uma menina chamada Tânia. Todos na escola achavam que Tânia era bonita, inteligente e... muito chata.

Ela chegava logo cedo na escola já de cara feia. Não dava “bom dia” pra ninguém.

A moça da portaria até dizia:

- Bom dia, Tânia.

E a Tânia virava a cara e resmungava:

- Hum!

Na hora da aula haja falta de educação. Se a borracha da Tânia caia no chão ela olhava para a colega e dizia:

- Pega. Não dizia, mandava mesmo.

Na hora da saída para o recreio se ficasse alguém no caminho a Tânia empurrava e dizia:

- Sai!

Que feio, né? Mas tem mais. Um dia a Tânia derrubou a lancheira no chão e o Miguel foi logo ajudar. Miguel pegou a lancheira e devolveu para a Tânia. E o que foi que ela fez? Foi grosseira! Tomou com força a lancheira e disse:

- Me dá aqui!

Ah Tânia, Tânia. Um outro dia ela estava correndo e esbarrou sem querer no

Marquinhos. Ao invés de se desculpar Tânia foi grosseira:

- Quem mandou ficar na minha frente?

Por isso ninguém gostava da Tânia, ninguém brincava com ela. Porque ela era grosseira com todo mundo.

A professora percebeu o que estava acontecendo: Tânia não conhecia as palavras mágicas – as palavras que abrem todas as portas para nós, que fazem as pessoas sorrirem, que tornam nossa vida melhor.

Então a professora chamou Tânia para conversar. E contou pra ela o segredo das palavras mágicas.

A Tânia pensou e pensou naquilo o resto da aula. E no dia seguinte resolveu: ia fazer uma experiência. Ia usar as palavras mágicas pra ver se funcionava.

Logo na entrada a moça da portaria disse:

- Bom dia, Tânia.

A Tânia sorriu e respondeu:

- Bom dia.

A moça da portaria ficou muito surpresa.

Na hora da aula a borracha da Tânia caiu no chão. Ela olhou para a colega do lado e pediu:

- Pega pra mim, por favor.

A colega sorriu, pegou a borracha e devolveu para a Tânia. E a Tânia disse sorrindo:

- Obrigada.

A classe parou pra ver. Todo mundo estranhou a mudança de Tânia, mas ninguém falou nada.

Na hora da saída para o recreio o Lucas estava bem no meio da porta. A Tânia olhou bem para ele, sorriu e disse:

- Com licença?

O Lucas sorriu também e mais do que depressa deixou a Tânia passar.

Na hora do recreio Tânia estava correndo e sem querer bateu no Marquinhos. Então ela disse:

- Desculpe. Você se machucou?

O Marquinhos sorriu, disse que não e até convidou a Tânia para brincar de pega-pega.

Tânia foi vendo que as palavras mágicas funcionavam mesmo! E decidiu usar as palavras mágicas sempre.

A mágica foi muito grande mesmo: agora todos gostavam da Tânia, todos queriam brincar com ela.

Eu vou ensinar as palavras mágicas pra você também, ta? Então preste atenção.

Primeiro você precisa de um sorriso. Um sorriso não custa nada para quem dá, e é muito valioso para quem recebe.

Depois é só dizer:

- bom dia, boa tarde. Boa noite

- por favor

- com licença

- obrigado

- desculpe

Com essas palavras mágicas você será muito feliz. E todo mundo – seus colegas, professores, sua família – ficará feliz com você.

Então tente: use as palavras mágicas. Eu garanto que elas dão certo!

Emílio Carlos

(todos os direitos reservados)


__________________________________________________________________________________

PROJETO “A PAZ VEM COM AS PALAVRAS MÁGICAS”




JUSTIFICATIVA:

A palavra mágica deste ano é a Paz e para sensibilizar e resgatar em nossos alunos a necessidade deste tema nos leva a um tema esquecido e considerado careta quando somos educado e gentil.

Vivemos em uma sociedade de agressões verbais, físicas, individualista, onde a arrogância e a prepotência predomina, o ser gentil, educado, ético esta perdendo o seu lugar. Vamos resgatar palavra existente em nosso dicionário como: BOM DIA! BOA TARDE! OBRIGADO! AGRADECIDO! COM LICENÇA! POR FAVOR!

Assim, através do projeto poderemos refletir como as palavras mágicas pode interferir no nosso dia a dia, nas relações de trabalho, no amor, na família e com os cuidados com a natureza. Desta forma mostrando aos nossos alunos o quanto desaprendemos a acolher o outro, a ter paciência, a compreender que cada um tem suas dificuldades, mas que todos nós desejamos apenas ser felizes..



PESSOAS ENVOLVIDAS:

Funcionários, diretores, coordenadores, grupo de apoio, professores, alunos, pais e comunidade.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

• Compreender, sensibilizar e resgatar a importância e a prática das palavras mágicas no contexto escolar, familiar e social.

•Estimular os alunos a praticarem as palavras mágicas cotidianamente reconhecendo-a como valor necessário para a harmonia na sociedade, refletindo e construindo o conceito de Convivência Social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Envolver todo o quadro escolar em atividades para poder resgatar palavras como: BOM DIA! BOA TARDE! OBRIGADO! AGRADECIDO! POR FAVOR! COM LICENÇA!

•Estimular os membros envolvidos a praticar no seu cotidiano a gentileza cotidiana.

•Reconhecer os valores necessários para uma boa convivência social.

• Levar os alunos a adotarem uma postura de integração justa. Refletida e discutida sobre a relevância dos valores éticos e seus impactos na sociedade.

• Transformar os valores éticos em ações concretas no cotidiano.

CONTEÚDOS

O que é ser gentil?

Que benefícios as palavras mágicas nos traz?

Vamos exercitar as palavras mágicas no nosso dia –a- dia?

Meus atos influenciam no meio em que vivo?

O Profeta Gentileza – Vida e Obra

Palavras e Frases sobre a boa convivência na escola

Leitura de texto com temas sobre regras da sala de aula

Os Jogos e sua importância na socialização escola


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS


Todas as disciplinas.

METODOLOGIA

O projeto sugere uma metodologia participativa de todos os componentes da escola em uma discussão, reflexão, identificando e buscando solução para que possa reconhecer e atuar o valores necessários a uma convivência social harmoniosa.


PROCEDIMENTOS

Os professores deverão trabalhar os conteúdos relacionados ao tema, independentemente das disciplinas que lecionam.

Avaliar os problemas sociais da escola e proposição de ações voltada para uma relacionamento mais hostil.

Elaborar atividades que possa envolver alunos e escola. Alunos e funcionários, alunos e os pais.

Construir um painel dos problemas e das soluções.

Participação dos alunos a uma redação sobre o tema.

Palestras explicativas e orientadoras sobre a convivência e a violência.

História: A pequena tigela de arroz (Generosidade traz satisfação).

Concurso de Redação; Cultivar a Paz: missão de todos nós.

Concurso artístico


-RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

Humanos: Alunos, professores, direção, funcionários da escola e família.

Físicos: Salas de aula; laboratórios de informática, área externa da escola; biblioteca; refeitório; pátio, quadra.

Materiais: Filmes, Cartazes, Redação,etc.

AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS

O projeto tem como objetivo de melhorar os relacionamentos dentro da escola, por isso, o professor tem livre escolha de como avaliar seu aluno, diante das atividades propostas no desenvolvimento de suas aulas ou na participação e envolvimento dos alunos.

RESULTADOS

A prática das boas maneiras, ética e a gentileza no dia-a-dia escolar.



Fonte: http://paraisodoeducando.blogspot.com/ ( Ana)
 
Achei  super interessante este projetinho ..... e aí o que acharam?

quarta-feira, março 09, 2011

CONVITE



OI GENTE ....

UM FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS AS MINHAS COLEGAS BLOGUEIRAS , EMBORA UM POUQUINHO ATRASADO.....

PESSOAL CONVIDO A TODOS VCS A CONHECEREM  A ESCOLA ONDE TRABALHO E AS ATIVIDADES QUE SÃO REALIZADAS NELA....

O LINK DO BLOG DA MINHA ESCOLA É ESTE http://lourenco2011.blogspot.com/

Obrigada