RECOMEÇO

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CLARA LIBE

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quarta-feira, janeiro 12, 2011

PROJETO ORIGAMI

PROJETO ORIGAMI

O QUE QUER DIZER ORIGAMI- ( ORI... DOBRAR E GAMI....PAPEL)


TURMA: Pode ser adaptados a qualquer turma
DURAÇÃO: Um Bimestre

APRESENTAÇÃO

A arte é um grande e agradável passatempo. O origami além de proporcionar momentos de grande prazer, pode também auxiliar na educação das crianças, pois desenvolve a coordenação motora e habilidades matemáticas , principalmente a geometria,produção de textos,etc.
Avariedade de peças permite que qualquer pessoa, criançase adultos , se encantem com a técnica de dobrar papéise ver uma figura surgir.

JUSTIFICATIVA

Este projeto será trabalhado e pesquisado pelos alunos , pois os mesmos demonstram curiosidade e interesse pela técnica de dobrar papéis( ORIGAMI).
Espero que este projeto possa contribuir  para o desenvolvimento da educação , visto que educar é estimular, desenvolver e orientar aptidões do individuo, tornando-o  participativo , crítico, ético  e construtor do seu próprio conhecimento.

 OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos alunos o conhecimento de como e quando surgiu a técnica do origami e qual a sua importancia para o povo oriental.E através desse conhecimento , apresentar painéis com dobraduras.Desenvolvendo a criatividade e a coordenção viso-motora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aprender a fazer brinquedos , animais , plantas de origami;
  • Trabalhar com figuras geométricas:
  •  Conhecer e reconhecer  figuras geométricas , no seu cotidiano;
  • Conhecera história do origami;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓTICA

HISTÓRIA DO ORIGAMI


A origem exata do origami é desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido como uma decorrência natural da invenção e divulgação do papel, e ainda segundo alguns pesquisadores está relacionada com um costume ou crença religiosa de épocas passadas.
Mesmo sem saber quem tenha criado, alguns origami vem sendo transmitidos de geração em geração até os dias de hoje.
Não se sabe quem foi o criador de muitos origami, pois muitos deles foram passados por várias pessoas até a forma final. Isto ocorreu com a criação do "orizuru", e acredita-se que esta era a essência do origami, a união de várias pessoas para a criação. Pode-se dizer que estes origami são uma das heranças peculiares mais antigas do país.
Há criações mais recentes de origami, mesmo assim deve-se ter muito respeito com os origami mais antigos. Não basta fazer algumas modificações nos origami já existentes e depois dizer que esta é uma criação de um determinado autor. Se isto for feito e aceito por nós estaremos danificando o nosso próprio patrimônio. Para que isto não ocorra devemos deixar bem claro para o conhecimento de todos a partir de onde é a criação deste autor.
Até agora dissemos que não se sabe a origem do origami, mas não há dúvidas de que se desenvolveu no Japão e, mesmo sendo desenvolvido também em outros países o nome origami é compreendido em todo lugar.
Segundo alguns estudiosos as primeiras figuras de origami surgiram na antigüidade, por volta do século VI, quando um monge budista trouxe para o Japão o método de fabricação do papel da China, via Coréia, onde até então não era conhecido.
Nesta época, quando o Estado e a religião era um só, Seisei itchi, os origami representavam a natureza das cerimônias religiosas. Dizem que foi utilizado para transmitir ou registrar a intenção da cerimônia religiosa. Porém, estes origami eram uma mistura de origami com kirigami, que é a arte de formar figuras através de recortes de papéis. Estes origami eram confeccionados utilizando-se papéis manufaturados especialmente para o uso das sacerdotes xintoístas.
Recortavam-se os papéis quadrados ou retângulos em forma de raio, dobrando-se a seguir em formato de tempo, ou de nusa ou shide, objetos utilizados durante as cerimônias. E ainda, nos Katashiro utilizado em harai, bonecos de papel utilizados no Hinamatsuri (festival das bonecas), o monkirigata que é o protótipo do emblema, todos eles eram feitos seguindo o método kirikomiorigami, que quer dizer origami com recortes.
"Os katashiro são, ainda hoje, colocados nos templos xintoístas no lugar da divindade, tomando a sua forma. O mais antigo katashiro de origami se encontra no Ise Jingu, província de Mie, portanto se diz que a história do origami é tão antiga quanto a história do Japão."(Kanegae,1988)
Estes tipos de origami são considerados um clássico da arte, e vem sendo ensinado até hoje aos alunos na Escola Ogasawara de etiquetas.
Outro origami formal utilizado até os dias de hoje é o noshi, um ornamento colocado sobre o embrulho de presente, significando que a pessoa deseja muita fortuna para a pessoa presenteada. Os japoneses diziam que todo presente deveria ser embrulhado em papel puramente branco, e como não é possível, utilizasse o noshi simbolizando este branco do costume japonês. A raça japonesa considera o branco como algo sagrado. Dizem que no mundo os japoneses e coreanos são os únicos povos que adoram o branco.
Se formos analisar o conceito do origami dá-nos a impressão de ser algo fácil e "bobinho". Mas os princípios básicos ditam que o origami deve ser confeccionado a partir de um papel plano, bidimensional, a fim de que o resultado seja um objeto com três dimensões. Isto ainda sem utilizar-se de outros materiais como tesoura, cola ou similares.
A partir do século XVII, estas rígidas regras foram um pouco alteradas, dando a liberdade de se utilizar pequenos cortes desde que isto seja feito no início do origami.
O origami recreativo conhecido atualmente teve origem na Era Heian (794-1192), época em que o origami deixa de ser formal para ser mais recreativo, evoluindo para as formas de garças, barco e bonecas.
Segundo pesquisador conceituado das origens do origami, professor Massao Okamura de 65 anos, o origami teve início no século XVII pelos samurais. Foram eles que deram os primeiros passos para o formato dos origami atuais. E o interessante, é que ao contrário dos dias de hoje, em que o origami é visto como uma atividade infantil, até meados do início do século XIX, era considerado como um passatempo divertido e interessante restrito aos adultos, principalmente devido ao valor muito caro da matéria-prima.
A partir da fabricação do papel no Japão, a população japonesa passa a conhecer e aprimorar o origami, e transmitindo de pai para filho.
Durante a Era Edo (1590-1868), o origami passa a ser praticado principalmente pelas mulheres e crianças independente da classe social.
Até o final desta era, foram criados aproximadamente setenta tipos de origami, tais como o "tsuru"(conhecida também como cegonha e grou), sapo, íris, lírio, navio, cesta, balão, homem, etc. Estes receberam a denominação de origami, "origaka", "orisue", "tatami-gami", etc.
Na era Meiji (1868-1912) o origami voltou a ser ensinado nas escolas, após sofrer grandes influências do método de origami alemão. Isto porque o origami floresceu no Japão em outros países também ocorreu o mesmo, como na Espanha, onde os primeiros origamis foram introduzidos pelos Mouros no século VIII.
Os origamis de origem ocidental apresentavam as formas geométricas como característica predominante, enquanto que as do Japão sempre foram mais figurativas, ou seja, imitando formas de animais, pessoas, flores, etc. Por este motivo em uma determinada época o origami foi bastante criticado, pois acreditava-se que era uma arte imitativa, mas só com o tempo que se provou o contrário.
Há um registro de que no século XVIII, um grupo de japoneses se apresentaram em Paris, demonstrando vários origamis, como o tradicional Tsuru. Como fruto deste intercâmbio, em 1886, surgiu na literatura inglesa o origami de um pássaro voando.
Enquanto o intercâmbio internacional tornava o origami conhecido em todo o mundo, após a I Guerra Mundial as aulas de origami foram eliminadas das escolas japonesas, alegando que eram consideradas não-didáticas para o sistema educacional. Este tema ainda vem sendo discutido, pois depois desta retirada o origami se tornou restrito à crianças e ambientes familiares.


GEOMETRIA- QUAL A ORIGEM DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS?

Não é possível saber quando elas surgiram com exatidão, pois não existem registros e porque o conhecimento das figuras geométricas compreende saberes diferentes: a percepção do desenho e o conceito matemático. Ou seja, uma criança pode desenhar um quadrado sem saber descrevê-lo (quatro lados e quatro ângulos iguais). Até hoje é possível encontrar povos nessa situação, como os índios cuicuros, do Centro-Oeste brasileiro. Mas sabe-se que pouco depois de 2600 a.C., época da construção da pirâmide de Gizé, no Egito, cuja base quadrada é bastante precisa, o escriba Ahmes registrou cálculos de áreas de círculos, retângulos e triângulos no papiro de Rhind (nome do arqueólogo que o comprou). Também é sabido que entre 2000 e 1600 a.C. os babilônios já conheciam as figuras básicas (o retângulo, o quadrado e o triângulo) e calculavam sua área.


Esta história começa em 1945. Uma menina chamada SADAKO vivia na cidade japonesa de Hiroshima. Quando ela tinha dois anos, lançaram sobre a cidade a primeira bomba atômica. Quase tudo foi destruido e arrasado pelo fogo. SADAKO, que estava a mais ou menos dois Km. do local da explosão, aparentemente não sofreu nada. Poucas semanas depois,começaram a ocorrer mortes causadas por uma doença que os médicos desconheciam. Pessoas que parecem gozar de plena saúde, subitamente sentiam-se fracas, adoeciam e morriam.


Aos 12 anos, SADAKO era uma menina alegre, normal e freqüentava uma escola de bairro. Estudava e brincava com outras crianças e, uma das coisas que mais gostava, era correr. Um dia, depois de participar de uma corrida de revezamento em que ajudara sua equipe a ganhar, sentiu-se muito cansada e teve tontura. Achou que era um desgaste provocado pela corrida. Na semana seguinte, correu novamente e as tonturas voltaram. SADAKO não disse nada a ninguém, nem mesmo a sua melhor amiga, CHIZUKO.

Certa manhã, a menina sentiu-se muito mal, caiu e desmaiou.

Não havia mais como esconder. Levaram-na para um hospital da Cruz Vermelha. SADAKO estava com Leucemia. Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas da doença, até então, chamada "DOENÇA DA BOMBA ATÔMICA". Quase todos estavam morrendo e SADAKO ficou assustada, pois não queria morrer.

CHIZUKO foi visitá-la, levando um papel com o qual fez uma dobradura. Ela contou a SADAKO uma lenda: aquela dobradura representava uma ave sagrada no Japão, o GROU. Se uma pessoa dobrasse mil grous de papel, ficaria curada. SADAKO então, resolveu fazer mil grous. Apesar da Leucemia que a enfraquecia. SADAKO conseguiu terminar as mil aves de papel. Não se zangou e nem se entregou, resolvendo fazer mais. Mas, apesar de sua determinação e paciência, em 25 de Outubro de 1955, rodeada por sua família, ela monteou o último GROU (Tsuru ) e adormeceu eternamente.

Hoje existe um monumento no Centro de HIROSHIMA, na Praça da Paz, nomeado MONUMENTO DAS CRIANÇA A PAZ, inaugurado em 5 de Maio de 1958, em homenagem a SADAKO e às crianças que morreram. Sua construção se deu depois que 39 amigos de SADAKO resolveram homenagea-la e formaram um clube para a arrecadação de dinheiro.

Alunos de 3000 escolas japonesas e de nove outros paises fizeram doações para a construção do monumento.


PAPEL DE ORIGAMI


No Japão há lojas que oferecem uma imensa variedade de papéis para Origami nas mais diversas cores - lisos, com desenhos, ou ainda lisos de um lado e com desenhos do outro. Encontra-se folhas grandes para serem cortadas no tamanho desejado e também folhas menores, já prontas para serem usadas; os tipos diferem ainda quanto à qualidade e à resistência. Mas não é necessário ir até o Japão para comprar papel para Origami; aqui mesmo em nosso país encontram-se em muitas papelarias os papéis legítimos, ou similares adequados.
Há muitos tipos de papel apropriados para o Origami, inclusive o de boa qualidade, utilizado para empacotar presentes. Ao escolher o papel verifique se é fácil dobra-lo e se o vinco permanece firme no lugar.
O papel não deve rasgar, esticar, nem curvar-se ao ser dobrado; assim, deve ser ao mesmo tempo fino e firme.
Comprar o papel, selecionar as cores e os desenhos que combinam com os modelos que se deseja fazer, já é um prazer em si, quando você adquirir um pouco de prática nas dobraduras, descobrirá que escolher o papel é uma parte especial da arte do Origami, tão gostosa quanto fazer as figuras.

Obs- clique nos títulos da fundamentação teórica , para ver de onde foi tirado....É A FONTE!!!

CONTEÚDOS
  • Figuras geometricas
  • Sistema de medida
  • Leitura de vários textos
  • História do papel
  • A arte de esculpir em papel ( HISTÓRIA DO ORIGAMI)
  • Qual papel usar?
  • Lenda: A menina de Hiroshima
  • Reciclagem
  • Produção de texto( ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DOS ORIGAMIS)
  • Pesquisas- casa , biblioteca , aula de informática

METODOLOGIA
  •  Textos informativos
  • Pesquisas
  • Trabalhos individuais e em grupo
  • Vídeos
  • Confecção de dobraduras
  • Sala de informática - pesquisas
  • Fotografar as etapas do projeto;
No decorrer do projeto os alunos terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos , sobre arte que já trazem algum conhecimento- DOBRADURA, pois foi com sua ajuda que resolvemos realizar o projeto sobre ORIGAMI. Durante a realização do projeto trabalharei em grupos e individualmente.
O projeto  trará ás crianças uma forma divertida de  produzir um texto, de conhecer as formas geométricas, de  usar a imaginação , pois ao mesmo tempo que estiverem aprendendo, estarão se divertindo  e o mais importante , desenvolvendo a coordenação motora( RECORTE, DOBRA E COLAGEM DE PAPÉIS ).
Serão escolhidos grupos com 4( quatro) alunos para trabalhar e pesquisar sobre o tema . Esses grupos farão traballhos , de pesquisa e arte ,aos quais terão que ser apresentados para a turma. Dentre os trabalhos realizados em origami , estarão: livros com as produções de textos, painéis , cartões , fantoches, entre outros.

RECURSOS HUMANOS
  • Professora
  • Alunos
RECURSOS MATERIAIS
  • Papel cartão
  • Papel  para dobradura
  • Papel sulfite colorido
  • Cartolina
  • Régua
  • Tesoura
  • Cola
  • Canetinhas, lápis de cor , giz de cera
  • Fita adesiva - larga e transparente
  • Tinta guache
  • Máquina digital
  • Filmadora
  • Data show
  • Computador;
AVALIAÇÃO

Durante o decorrer do projeto , ESTAREI AVALIANDO CADA ETAPA ......



 RECOMENDO ESTE SITE QUE É MARAVILHOSO ,SOBRE ORIGAMI http://en.origami-club.com/

ESPERO QUE GOSTEM !!!!

3 comentários:

danuzia disse...

oi,adorei o seu site,leciono o 5 ano e gostaria de trabalhar um projeto sobre tarsila do amaral por favor,me mande uma resposta bjs.Parabens

danuzia disse...

seu blog é maravilhoso...Amei suas atividades...bjs

Lyanyh Sacretis disse...

Oie!

Muito legal seu blog!Parabens!^^

Gostaria de te convidar pra participar de um forum sobre arte em papel!^^
http://artempapel.forumeiros.com/forum

obrigada!