RECOMEÇO

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CLARA LIBE

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domingo, novembro 21, 2010

PROJETO :RECICLAGEM ENCAIXE ESSA IDÉIA

Escola Municipal são Lourenço.
Professora: Carla Aparecida de Mattos Lima
Turma: 2° ano A
Campo Verde - 2010
PROJETO: RECICLAGEM... ENCAIXE ESSA IDÉIA ...
Apresentação

Cada vez mais os restos /resíduos não deverão ser lixo. A reutilização dos materiais usados – plásticos, papéis, latas, etc. Quando possível é a mais nobre das suas finalidades.
O que podemos fazer com esses materiais? Muitas coisas úteis. Assim estaremos a reaproveitar dando novas utilidades aos objetos, valorizando o que não parece útil.
Daremos uma grande contribuição para a política dos 3 Rs que propõem, reduzir, reutilizar e reciclar e desta forma preservamos o ambiente.

Justificativa

Todos os dias, nesse mundo apressado, as pessoas usam cada vez mais produtos descartáveis que duram pouco e logo são jogados fora para ganhar tempo e diminuir o trabalho de limpar ou reaproveitar, agindo dessa maneira, produzimos montanhas de lixo, sujando nossa rua, bairro e cidade, sem contar os insetos e animais que o lixo atrai, causando doenças. Apenas 3 palavras resumem o que temos que fazer a partir de hoje e agora, para melhorar essa situação reduzir reutilizar e reciclar.

Por essa razão é importante que desde cedo as crianças aprendam a utilizar a política dos 3 Rs que as crianças quase não tem contato durante uma aula sobre o meio ambiente, como é importante preservar e reciclar. A turma se empolgou e resolvemos realizar este projeto, visando a reciclagem de caixas e pet.

Objetivo Geral

Este é um projeto educativo e artístico que visa difundir e estimular a conscientização ambiental nas crianças e na comunidade, oferecendo uma oportunidade para o exercício da cidadania.

Objetivos Específicos

• Estimular a reciclagem

• Desenvolver a criatividade.

• Desenvolver a coordenação motora e sua habilidade.

• Realizar visita ao lixão/ COTRAMAR

• Realizar entrevistas

• Realizar oficina- Reciclar pet e papelão com as mães;

• Reconhecer a necessidade de preservar

• Incentivar os alunos a não comprarem produtos que agridam o meio ambiente

Fundamentação teórica
A perda da quantidade de vida é uma conseqüência da degradação ecológica do planeta. A crise ambiental está cada vez mais está cada vez mais acentuada em função do aumento do consumismo da alta produção de resíduos, do desperdício, da miséria da pobreza da exclusão social, da falta de saneamento básico entre outros fatores. Essas são características de um modelo baseado no capital e no lucro e no qual os recursos naturais são explorados até o limite. A exploração desenfreada dos recursos naturais devem parar em prol da continuidade da vida e na terra. O crescimento populacional e a crescente concentração nas áreas urbanas só agravam o problema, pois a desanda pelo consumo, como conseqüente elevação na produção de resíduos fez a economia depender cada vez mais do patrimônio natural. Nos centros urbanos, o lixo torna –se um problema sério, pois muitas vezes não recebe tratamento adequado, podendo provocar doenças e contaminar o ambiente. A população continua uumentando, segundo estatísticas em 2050 atingiram o numero de 10 bilhões. de pessoas mas o que fazer? Rever os padrões de consumo, principalmente nos países ricos, consumir de forma responsável, preferir produtos que não agridam o ambiente, reutilizar materiais e reciclar são ações fundamentais na preservação ambiental.

No Brasil cerca de 55% do lixo não recebe tratamento adequado e aproximadamente 35% é enviado aos lixões, comprometendo ainda mais, a qualidade de vida da população, as falsas necessidades de consumo, estimuladas muitas vezes pela publicidade, fazem com que essa cultura descartável esteja cada vez mais arraigada na sociedade, privando – nos de uma vida mais saudável.

O lixo nosso de cada dia

Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente?
A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo.
O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Por exemplo, cidades e países industrializados produzem grande quantidade de lixo inorgânico. Já nas nações em desenvolvimento, nas pequenas cidades do interior, nos povoados, assentamentos rurais e nas fazendas, grande parte do lixo produzido é de origem orgânica.
Para quem não se recorda vale lembrar que o lixo orgânico é aquele originado de quaisquer seres vivos, animais e vegetais, que são facilmente decompostos pela natureza. Restos de comida, restos de frutas e verduras, restos de plantas (folhas, galhos, pedaços de madeira, serragem etc.) são alguns exemplos de lixo orgânico. Por outro lado, o lixo inorgânico é aquele que resulta de produtos industrializados (plásticos, vidros, metais etc.), que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza, mas que podem ser reciclado pelo homem.
O lixo que produzimos pode ser classificado em quatro grupos :

(1) Lixo domiciliar, produzido nas residências, tais como restos de alimentos e sacolas plásticas;

(2) Lixo comercial, produzido nos estabelecimentos comerciais como lojas, butiques, mercearias etc.;

(3) Lixo industrial, produzido nas indústrias, como por exemplo, restos de matérias-primas e subprodutos da produção; e

(4) Lixo hospitalar, produzido nos hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e farmácias.
O entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois à cada um deles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas.
Existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais:

(a) aterro sanitário,

(b) incineração,

(c) reciclagem

(d) compostagem.
O “aterro sanitário” é a forma mais comum usada para destinar o lixo no solo. Ele consiste em espalhar e dispor o lixo em camadas cobertas com material inerte (em geral, terra e cascalho). Junto com essas medidas são construídos sistemas de drenagem para os gases (metano etc.) e líquidos (conhecido como chorume), de forma que não ocorra a poluição do meio ambiente.
A “incineração” consiste na queima controlada do lixo em fornos especialmente projetados para transformá-lo em cinzas. É um processo de desinfecção pelo calor, pelo vapor e pela água em elevadas temperaturas, sem a intervenção do trabalho manual. A incineração possui algumas desvantagens, tais como: alto custo de instalação e manutenção da usina de incineração; os gases emanados da queima do lixo são altamente poluentes; e para esse tido de tratamento há a necessidade de mão-de-obra qualificada.
A “reciclagem” é a transformação do lixo em matéria-prima. As vantagens econômicas, sociais, sanitárias e ambientais da reciclagem são amplamente reconhecidas, sendo algumas delas: diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado; economia de energia; e geração de empregos, através da criação de indústrias recicladoras.
A “compostagem” é o método de tratamento da parcela orgânica existente no lixo. O processo de compostagem consiste na transformação de restos de origem vegetal ou animal em adubo a ser utilizado na agricultura e jardinagem, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A compostagem possui várias vantagens, como por exemplo: aumento da vida útil do aterro sanitário; aproveitamento agrícola da matéria orgânica, a usina de compostagem pode ser artesanal, utilizando mão-de-obra e instalações de baixo custo; além de ser um processo ambientalmente seguro.
Nenhuma dessas quatro formas de tratamento deve ser vista como algo milagroso, capaz de solucionar todos os problemas relacionados ao lixo.
Na escolha do modelo de gestão do lixo, todos os setores da sociedade devem participar. Nós não devemos deixar só a cargo da Prefeitura ou do Governo Estadual decidir qual será o destino do lixo que produzimos, pois a má gestão da coleta e destinação final do lixo afeta a todos indistintamente.
A participação coletiva nas ações e trabalhos que envolvam políticas públicas como o tratamento do lixo é fundamental, mas, além disso, cada um de nós deve também estar disposto a contribuir individualmente através de pequenos gestos diários, tais como: não jogar lixo nas ruas, praças, praias e demais áreas públicas; não pichar monumentos, muros ou fachadas de residências e estabelecimentos comerciais; depositar o lixo somente nos locais indicados pela prefeitura. Essas são algumas pequenas ações que podem fazer grandes diferenças para nossa vida e para o meio ambiente.

Reciclar

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Importância e vantagens da reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Símbolos da reciclagem por material
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

Exemplos de Produtos Recicláveis
Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

O Lixo
Um dever básico do cidadão é não jogar lixo nas ruas. No entanto, pessoas de variadas classes sociais jogam lixo em qualquer lugar como : parques, praias, córregos, rios, lagos e outros locais públicos, afetando a qualidade da água e o meio ambiente.
Jogar lixo nas ruas pode entupir bueiros e causar enchentes. Demonstra falta de educação. Jogar lixo no chão é ruim para a imagem de qualquer pessoa. É uma vergonha.
O acúmulo de lixo estimula a proliferação de baratas, de ratos e de doenças.
Cidadãos conscientes fazem a sua parte para que a cidade fique limpa e bonita.
Antigamente o lixo era composto principalmente por materiais orgânicos, como restos de alimentos, que são degradáveis pela ação da natureza. O lixo do homem moderno é composto por montanhas de embalagens e outros detritos.

Veja o tempo de decomposição dos materiais :

Material Tempo de Degradação

Latas de Aço 10 anos

Alumínio 200 a 500 anos

Cerâmica Indeterminado

Chicletes 5 anos

Cordas de nylon 30 anos

Embalagens Longa Vida Até 100 anos (alumínio)

Embalagens PET Mais de 100 anos

Esponjas Indeterminado

Filtros de cigarros 5 anos

Isopor Indeterminado

Louças Indeterminado

Luvas de borracha Indeterminado

Metais (componentes de equipamentos) Cerca de 450 anos

Papel e papelão Cerca de 6 meses

Plásticos (embalagens, equipamentos) Até 450 anos

Pneus Indeterminado

Sacos e sacolas plásticas Mais de 100 anos

Vidros indeterminado

O tempo pode variar de acordo com as condições ambientais.


Conteúdos a serem trabalhados

Ciências – Meio Ambiente e Reciclagem.

Artes - várias técnicas de artesanato ( recorte, colagem, mosaico, quiling entre outros).

Matemática – problemas envolvendo as operações de adição( +) e subtração (– ), referente ao Meio Ambiente, Gráficos.

História e Geografia – Zona Rural e Urbana, visita.

Português – Produção de texto, entrevistas, descrição do lixão, leitura de textos informativos.

• Atividades impressas sobre o tema ( cruzadinha, caça palavras,envolvendo os conteúdos listados acima).

Metodologia

• Sondagem sobre o que os alunos sabem referente ao assunto;

• Entrevista;

• Visita á cooperativa de seleção de lixo - COTRAMAR

• Oficina de reciclagem-Ação com os pais / mães

• Exposição

Atividades em 5 passos

1° Sondagem da problematização

• Roda de conversa:como a mamãe separa o lixo, o lixo da sua casa é formado por quais materiais? Sua mãe reutiliza algumas embalagens ( caixas, potes de margarina, garrafa pet, vidro de azeitona). E sua mãe costuma fazer algum artesanato com esses materiais?

2° Mãos a obra
• Enviar o questionário aos pais, para que possam responde-lo, e promover um momento de interação entre pais e filhos, pois ao fim do questionário, pedir aos pais para mandarem algo reciclado ( caixa, pet).com o seu filho

3° Montagem de mural

• Confeccionar o mural, com as fotos do trabalho desenvolvido em sala de aula e expor o trabalho entregue por eles ( caixa reciclada).

4° Oficina da reciclagem
• Em sala de aula, recolher as caixas com os alunos.

• Ensinar algumas técnicas de artesanato ( recorte e colagem, mosaico, quiling, dobradura, pintura, etc).

• Confecções de objetos e brinquedos.
5° Exposição geral
• Expor o trabalho da turma junto aos outros trabalhos da escola, passeata.

Cronograma

Atividades -Agosto- Setembro- Outubro

ETAPA 1 Roda de conversa Leitura informativa xxx

ETAPA 2 -Leitura / ilustrações Arrecadação material

Confecção da caixas, recorte ,colagem xxx

ETAPA 3 -Leitura informativas Visitas / vídeos sobre o assunto xxx

ETAPA 4- Conversa sobre o projeto Confecção da caixas, recorte ,colagem.

Auxilio dos pais na confecção das caixas em casa. xxx

ETAPA 5- Exposição dos trabalhos para os pais e para a escola. Oficinas – com as mães em sala de aula

ETAPA 6- Apresentação do projeto (escola e passeata no bairro)

Recursos Materiais
• Caixa de sapato, remédio, leite, etc.

• Papéis coloridos, camurça, color set, papel espelho).

• Jornais, revistas, gibis velhos.

• Cola

• Tesoura

• Tinta

• Resto de EVA

• Cola quente – pistola de cola quente

• Fita adesiva larga transparente

Recursos Humanos
• Professora

• Família ( atividades em casa, visita á exposição dos trabalhos e oficina realizada em sala de aula –reciclagem de garrafa pet e papelão)

• Coletor de lixo

• Alunos

Anexos

Vídeos assistidos ( depois de assisti-los fizemos uma roda de conversa , colocando a importância de se preservar e cuidar do nosso meio ambiente)




Guto, um garoto de 07 anos, recebe a ajuda de sua anjinha da guarda para combater monstros comedores de lixo oriundos do planeta XYZ, que fica localizado em uma galáxia distante.

Blinky Bill é um ursinho travesso que vive com sua mãe e amigos na floresta. Um lugar alegre e divertido, onde eles podem cantar e dançar, curtindo a vida. A paz é quebrada quando dois madeireiros clandestinos invadem o terreno e cortam todas as árvores, destruindo suas casas. Triste e desolado, Blinky Bill põe o pé na estrada para viver uma emocionante aventura. No caminho conhece outros amiguinhos bem bacanas: a ursinha Nutsy, um risonho canguru, um coala trapalhão. Uma turminha que adora fazer uma bagunça.


Referencias bibliográficas

 • http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view ( 25/ 09/10) 20:18h

• http://www.natureba.com.br/lixo.htm ( 10/10/10) 14:37 h

• www.ecoviver.com.br /( 22/07/10) 18:16h

• www.faced.ufba.br (22/07/10) 18:25h

• Revistas do Professor Sassá ( durante o decorrer do projeto)

• http://artesleca.blogspot.com ( 16/09/10) 19:42h

• Manual do Agrinho / Meio Ambiente ( durante o decorrer do projeto)

• http://www.senarmt.org.br/agrinho ( durante o decorrer do projeto)

Registrando  todas  as etapas do projeto
as caixas estão sendo confeccionadas pelas próprias crianças

visita a cooperativa de reciclagem

visita a cooperativa de reciclagem

visita a cooperativa de reciclagem


as caixas decoradas pelas criançãs

a cada caixa finalizada a alegria era geral

mural para a apresentação dos trabalhos
alunos que explicaram o projeto para as outras turmas da escola

visitas , admirando os trabalhos
Clara Libe e Cida , grande parceria ....VALEU!!
 

 
MAIS FOTOS DO PROJETO NO ORKUT CLARA LIBE , ME SIGA LÁ TAMBÉM ....

3 comentários:

Bananal, my history, my city, my life. disse...

parabéns! Adoramos a iniciativa!

Mari disse...

Olá amiga tem desafio pra vc no meu cantinho.bjossssssssssss

Maria Clara disse...

Olá, que projeto maravilhoso.
Estou desesperada.
Por favor, me diga, o Blinky Bill tem o livro? pq aqui na net, só consigo achar o dvd. Gostaria de saber onde vc comprou o livro. Muito obrigada.
abraços e excelente noite.
clara