RECOMEÇO

RECOMEÇO
CLARA LIBE

Páginas

sábado, janeiro 30, 2010

2010 - ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE!!


2010 é o ano de todas as expectativas. Será o momento de avaliar o desempenho no progresso na redução da taxa de perda de biodiversidade a nível global (tal como acordado na Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, Joanesburgo, 2002), de se concluírem as negociações do regime internacional em recursos genéticos, e do estabelecimento de uma nova Visão e da concepção de um Plano Estratégico renovado para a Convenção sobre a Diversidade Biológica.


A Estratégia de Implementação enquadra as atividades de comemoração e celebração do ano escolhido pela Assembleia-geral das Nações Unidas como Ano Internacional da Biodiversidade. Através delas pretende-se realçar a importância vital que a biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência.

Em 2010 foi declarado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB) A temática é “A biodiversidade é a vida. A biodiversidade é a nossa vida” .

O lançamento oficial realizará-se em 11 de Janeiro em Berlim.


"O mundo ainda está pouco familiarizado com o papel vital que a biodiversidade desempenha no bem-estar humano e na manutenção do planeta. Um dos objetivos da celebração é contribuir de forma abrangente no combate às causas da erosão e perda de biodiversidade por falta de desenvolvimento sustentável. A ONU alerta que esses problemas são centrais na definição para uma nova abordagem de conservação"

Vários países do mundo celebram com múltiplas iniciativas este ano como o Brasil, Uruguai, Colômbia, Panamá, Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Alemanha, Itália, Noruega, Eslovénia, Namíbia, Gabão, Quénia, Costa do Marfim, Egipto, África do Sul, Japão, China, India, Qatar, Cambodja, Malásia, Nova Zelândia.

Vários eventos vão marcar o calendário em 2010 neste âmbito:

Em 6 e 7 de Janeiro, em Curitiba, Brasil, o 2º "Curitiba Meeting on Cities and Biodiversity"
Em 11 de Janeiro, em Berlim, lançamento oficial do Ano Internacional da Biodiversidade
Em 21 e 22 de Janeiro em Paris realizar-se-ão palestras com especialistas e representantes de agências da ONU, e a abertura de uma exposição "UNESCO Biodiversity Exhibition"
De 25 a 29 de Janeiro, em Paris, realizar-se-á a "UNESCO Scientific Conference"
De 1 a 5 de Fevereiro, em Trondheim (Noruega) a 6ª "Trondheim Conference on Biodiversity"
Em 22 de Maio, em vários pontos do globo, celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade
Em 20 Setembro, em Nova Iorque, terá lugar a Assembleia Geral das Nações Unidas tendo por tema a Biodiversidade.
De 11 a 15 de Outubro, em Aichi-Nagoya (Japão), a ANIEC 2010 sobre a temática da Biodiversidadede

De 11 a 12 de Dezembro, em Kanzawa (Japão) encerramento do "Ano Internacional da Biodiversidade" e lançamento do "Ano Internacional das Florestas - 2011"
Em Portugal será criado brevemente uma Comissão para o Ano Internacional da Biodiversidade, presidida pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB)..

FONTE : http://pedestrianismo.blogspot.com/ e http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/Homepage.htm

0 comentários: