RECOMEÇO

RECOMEÇO
CLARA LIBE

Páginas

sábado, outubro 24, 2009

PROJETO FÁBULAS

DURANTE ESTA AULA , FOI FEITA A LEITURA DA FÁBULA : O VELHO , O MENINO E O BURRO ... ENQUANTO UMA ALUNA LIA A FÁBULA , OS OUTROS IAM ENCENANDO A HISTÓRIA COM OS FANTOCHES ( FEITOS EM E.V.A E COLADOS EM PALITO DE ESPETINHO)











FÁBULA: O VELHO , O MENINO E O BURRO

Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade.Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.
Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; " Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal !".
Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram...
Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar; " Que absurdo ! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal."
Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.
Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram; "Que menino preguiçoso ! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha !"
Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.
Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; " São mesmo uns idiotas ! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte !"
O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.
Então ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas !!!
Além de divertida, esta fábula mostra que não podemos dedicar atenção irracional para as críticas, pois estas acontecerão sempre, independente da maneira em que procurarmos agir.

PROJETO FÁBULAS













FÁBULA : A POMBA E A FORMIGA

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água, e sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo, arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma. Subindo na folha a Formiga flutua em segurança até a margem. Eis que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, oculto pelas folhas da árvore, se prepara para capturar a Pomba, colocando visgo no galho onde ela repousa, sem que a mesma perceba o perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, dá-lhe uma ferroada no pé. Do susto, ele deixa cair sua armadilha de visgo, e isso dá chance para que a Pomba desperte e voe para longe, a salvo.
MORAL : Nenhum ato de boa vontade ou gentileza é coisa em vão.


Esopo

PROJETO FÁBULAS











FÁBULA: O LEÃO E O JAVALI

Num dia muito quente, um leão e um javali chegaram juntos a um poço. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro. nenhum cedia a vez ao outro. Já iam atracar-se para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.
_ Olhe lá! disse o leão:
Aqueles urubus estão com fome e esperam, para ver qual de nós dois será derrotado .
Então é melhor fazermos as pazes , respondeu o javali.Prefiro ser seu amigo a ser comida de urubus.
MORA: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades.
Esopo

PROJETO FÁBULAS








CONFECCIONAMOS VÁRIOS FANTOCHES DE ANIMAIS , USANDO CAIXAS DE : REMÉDIO, SAPATO , SABÃO EM PÓ , CREME DENTAL , ETC. A CRIANÇADA É MUITO CRIATIVA E ORGANIZADA ... TÁ FICANDO TUDO MUITO LINDO !!!


CLARA LIBE

sexta-feira, outubro 23, 2009

PROJETO FÁBULAS ....









LEITURA DE MUITAS FÁBULAS E DE VÁRIAS FORMAS, ORAL , SILENCIOSA E COLETIVA ....ALÉM DA EXPLORAÇÃO ORAL SOBRE O ENTENDIMENTO DE CADA UMA DELAS ...

FABULAS

TRILHAS - UM MATERIAL INCRIVEL







NESTA ATIVIDADE ... AS CRIANÇAS TINHAM QUE CONSTRUIR UMA TRILHA , USANDO AS REGRINHAS DA SALA DE AULA E AS REGRAS DA ESCOLA .... FOI MUITO DIVERTIDO .... E INSTRUTIVO...




TRILHA DO DIVERTIMENTO

PRECISO DE UM DADO PARA JOGAR
PEDI AO DUDU E A DADÁ
MAS NINGUEM SABE
ONDE O DADO ESTÁ...
SEM OS PONTOS DO DADO
NÃO POSSO ANDAR
E FICO PARADO
NO MESMO LUGAR ....
NA TRILHA DA VIDA
EU VOU ME PERDER
PRECISO DE UM DADO
PARA JOGAR ...
VOCÊ TEM UM DADO
PARA ME EMPRESTAR?
( essa poesia esta em uma foto acima )






A MAIORIA DAS TRILHAS ENCONTREI EM LIVROS E REVISTAS .... RECORTEI , COLEI EM PAPEL PARANÁ ...PASSEI FITA ADESIVA LARGA TRANSPARENTE ... E DEPOIS É SÓ DIVERSÃO...



CLARA LIBE