RECOMEÇO

RECOMEÇO
CLARA LIBE

Páginas

segunda-feira, março 30, 2009

PROJETINHO MONTEIRO LOBATO!!!!

MONTEIRO LOBATO
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882São Paulo, 4 de julho[1] de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi o "precursor" da literatura infantil brasileira e ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, o que seria aproximadamente metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de inúmeros e deliciosos contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, prefácios, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro, que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.
Livros infantis

A maioria de seus livros infantis se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.
No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.
PROJETO : MONTEIRO LOBATO
Periodo : Março e Abril
Duração: 3 semanas
OBJETIVO:
  • CONHECER MONTEIRO LOBATO , UM AUTOR NACIONAL;
  • ALFABETIZAR POR MEIO DE TESTOS LITERARIOS;
  • DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA DE AUTORES BRASILEIROS ;

DESENVOLVIMENTO

  • TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE O AUTOR ;
  • PRODUÇÃO DE TEXTO, DESCREVENDO CADA PERSONAGEM;
  • CONFECÇÃO DE FANTOCHES ( todos os personagens , utilizando dobradura , recorte e colagem)
  • CAÇA-PALAVRAS , CRUZADINHAS ,ETC;
  • LEITURA DAS DIVERSAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO ;
  • CONFECÇÃO DE LIVRINHO , PARA CONHECER CADA PERSONAGEN DETALHADAMENTE .....

CULMINANCIA

  • PEÇA TEATRAL COM OS FANTOCHES DOS PERSONAGENS PARA TODAS AS TURMAS DO PERIODO MATUTINO ;
  • APRESENTAÇÃO DOS LIVRINHOS CONFECCIONADOS POR ELES PARA A ESCOLA;
O CRIADOR DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882.
Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou, em 1.917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês.
Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
Em 1.947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas idéias.


PERSONAGENS DO SITIO DO PICA PAU AMARELO


CUCA

É A GRANDE VILÃ DA HISTORIA, ADORA SER MÁ E NÃO ACEITA QUE OUTROS BRUXOS INVADEM SEU TERRITORIO.
CUCA E A BRUXA COM CARA E CORPO DE JACARE, VIVEM EM SUA CAVERNA, CRIANDO POÇOES E PLANEJA O TODO TEMPO INVADIR O SITIO.
COM TANTA MALDADE, AS CRIANÇAS VIVEM COM MEDO DAS LOUCURAS DA BRUXA , QUE É CAPAZ DE TUDO PARA COLOCAR AS CRIANÇAS EM PERIGO.


DONA BENTA


DONA BENTA É A DONA DO SITIO E A VOVO MAIS ADORADA DO PAÍS. E É COM SUAS DIVERSAS HISTORIAS QUE ELA ALIMENTA A CURIOSIDADE DE SEUS NETOS E DA BONECA DE PANO, EMILIA. MORA NO SITIO, MAS SABE DE TUDO QUE ACONTECE NO MUNDO, ESTA SEMPRE SE DIVERTINDO COM SUAS ESTORIAS E INVENÇOES QUE AS CRIANÇAS CONTAM.

PEDRINHO


PEDRINHO É O NETO QUERIDO DE DONA BENTA, MORA E ESTUDA NA CIDADE E É NAS FÉRIAS QUE ELE VAI PARA O SITIO. APESAR DE TER APENAS 10 ANOS, É CORAJOSO E NÃO TEM MEDO DE NADA E NEM DO SACI E AINDA DESVENDOU OS MISTERIOS DA FLORESTA. JUNTO COM SUA PRIMA NARIZINHO, PLANEJA AS GRANDES AVENTURAS PELO MUNDO DAS MARAVILHAS.

SACI

PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO, O SACI É UM MENINO MULATO QUE ANDA DE UMA PERNA SÓ, ELE USA UM GORRO VERMELHO, PITA UM CACHIMBO E FAZ ESTRIPULIAS NOS TERREIROS DAS FAZENDAS PARA ASSUSTAR OS ANIMAIS NO PASTO. O SACI ADORA AZUCRINAR A VIDA DE TODOS NO SITIO , PRINCIPALMENTE DE PEDRINHO , MAS DEPOIS QUE O GAROTO SALVOU O SACI DE UM REDEMOINHO ELES VIRARAM AMIGOS.




EMILIA


EMILIA, A BONECA DE PANO FEITA POR TIA ANASTACIA, ERA MUDA ATE O DIA EM QUE ENGOLIU A PILULA DA FALA INVENTADA PELO DOUTOR CARAMUJO. E FOI A PARTIR DAÍ QUE A BONECA DESEMBESTOU A FALAR SEM PARAR. FIGURA IMPORTANTE DO SITIO, EMILIA É CRITICA E MANDONA , AGE E PENSA COMO GENTE GRANDE E , POR ISSI , É ELA QUEM LIDERA A MAIORIA DAS AVENTURAS .


NARIZINHO


LUCIA É NETA DE DONA BENTA, E POR CAUSA DE SEU NARIZINHO ARREBITADO, TODOS A CHAMAM DE NARIZINHO. INTELIGENTE, MEIGA E ENCANTADORA, NARIZINHO APRONTA TODAS AO LADO DE SEU PRIMO PEDRINHO E DE SUA INSEPARAVEL BONECA DE PANO, EMILIA. CRIADA NO SITIO DE SUA AVO, NARIZINHO SEMPRE FOI INDEPENDENTE E SONHADORA.


VISCONDE DE SABUGOSA

VISCONDE É UM SABIO QUE VIVE NA BIBLIOTECA, ENTRE OS LIVROS , ESTUDANDO E PESQUISANDO SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS .QUANDO NÃO ESTA NA BIBLIOTECA , FICA NO LABORATORIO, NO PORAO DA CASA DE DONA BENTA , E É LA QUE ELE DA MARGEM A SUA CRIATIVIDADE PARA FAZER INVENÇOES MALUCAS. EMILIA, QUE NÃO E NADA BOBA , VIVE ESCRAVIZANDO O COITADO DO VISCONDE QUE SEMPRE SE SUBMETE AS LOUCURAS DA BONECA DE PANO.


TIA ANASTACIA



TIA ANASTACIA NÃO ERA APENAS A COZINHEIRA DO SITIO, ERA TAMBEM UM MEMBRO DA FAMILIA. E NINGUEM MELHOR DO QUE ELA PARA FAZER A TAO FAMOSA ROSQUINHA D EPOLVILHO, A MELHOR QUEEXISTE NA REDONDEZA. A TURMA DO SITIO ADORA OUVIR SEUS CAUSOS COMENDO SUAS DELICIOSAS ROSQUINHAS. TIA ANASTACIA VE NO DESCONHECIDO O MAL E O PECADO E, POR ISSO, MUITAS VEZES NÃO ENTENDEM O QUE ACONTECE NO SITIO.


BOM TRABALHO A TODOS!!!!!!!!!!
...............BJOS.........
CLARA LIBE


2 comentários:

*** disse...

Parabéns pelo projeto. Lobato deve figurar nos espaços educacionais como aporte de praxis mais interessantes e criativas. Se tiver interesse em conhecer o trabalho do Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ UESB acesse www.celeitura.com ou envie um e-mail para gpel_lobato@yahoo.com.br ou acompanhe o www.gpelobato.blogspot.com. Se preferir receber material instituinal: cartazes, folderes e cartilhas envie seu endereço.

Atenciosamente,

Davi Porto
(Coordenador do GPEL)

crislaine disse...

o Monteiro Lobato deixou muitos livros legais.....
e eu acho q ele deixou muitas saudades entre as pessoas
então parabéns pelo trabalho maravilhoso lobato
bjssss