RECOMEÇO

RECOMEÇO
CLARA LIBE

Páginas

quinta-feira, janeiro 22, 2009

VALE A PENA LER!!!

A Importância da Literatura Infantil

É necessário oferecer às crianças os mais diversos materiais de leitura.
O professor deve transformar a sala de aula num ambiente estimulante, com as mais variadas situações, em que a criança possa manifestar livremente a compreensão e os questionamentos que faz a partir da leitura de textos literários.Por isso, o professor deve contar histórias, criando um clima afetivo e de aproximação entre as crianças.
Ao ler uma história, o professor também proporciona esta aproximação com a vantagem de o texto trabalhar com a linguagem e produção literária, permitindo que a criança conheça o fascinante mundo da Literatura Infantil. Através da leitura de histórias pelo professor, a criança deve ser incentivada a se manifestar, a participar ativamente, fazendo perguntas, comentários e a interpretação oral da história.
Ouvindo histórias, tomando contato com livros de Literatura Infantil, a criança apresenta interesse para a leitura e produção de textos.
É importante que o professor selecione livros infantis no nível de interesse das crianças, e ao mesmo tempo incentive-as a escolher livremente sua leitura para que, aos poucos, possam fazer a seleção, tendo liberdade de fazer a sua própria leitura.

5 comentários:

Karla Brasil disse...

Eu concordo Carla, todo dia na minha sala faço uma leitura, tenho o cuidado de já no planejamento mensal ou nos projetos selecionar uma leitura instrutiva, um artigo, uma biografia pra não ficar sempre só nos contos infantins... tenho visto resultados bons! beijoca

Silvana Marmo disse...

Parabéns pelo seu blog, ele é fantastico.
Li o seu perfil e me identifiquei muito com ele.
Obrigada pelo carinho.
Silvana Marmo

Roberta Menezes disse...

Olá ! Gostei muito do seu blog...
Apesar de não ser uma educadora,sei bem como é a arte de ensinar! Tô te 'seguindo'...

Depois passa lá e confere meu bloguim tbm, ok?

bjss

Cultura na Rede disse...

Olá Carla!
Penso que é importante trabalhar com as crianças as formas de linguagem, explorando significativamente o contexto literário. Dando um novo formato nas variáveis interpretações .
Gostei muito de seu espaço!
Espero contar com sua presença lá!
Ab[]s
Luiz

Suzaninha disse...

Oi Carla, td Bem? passa lá no meu cantinho. tem um desafio pra ti, acho que você vai gostar!
Beijinho