Páginas

quinta-feira, janeiro 22, 2009

PLANEJAMENTO ANUAL 2º ANO ( 1ª SÉRIE ) !!!

Objetivo geral:

Ø Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.

Ø Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.

Ø Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.


Ø Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.

PORTUGUÊS

CONTEÚDOS

Ø Expressão oral e não verbal.
Ø Função social da escrita.
Ø Nome da criança.
Ø Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
Ø Construção de palavras.
Ø Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
Ø Som final e inicial das palavras estudadas.
Ø Número de letras e silabas das palavras.
Ø Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
Ø Pontuação – ponto final e vírgula.
Ø Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
Ø Silabas simples e palavras chaves
Ø Letras do alfabeto
Ø Letras do seu nome completo
Ø Produção de textos coletivo e individual
Ø Expressão oral e corporal
Ø Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
Ø Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
Ø Gramática contextualizada
Ø Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
OBJETIVOS

Ø Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
Ø Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
Ø Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
Ø Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
Ø Expressar-se oralmente e por escrito
Ø Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
Ø Reconhecer o som inicial e final das palavras.
Ø Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
Ø Usar corretamente a letra maiúscula
Ø Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Ø Produzir pequenos textos - coletivo e individual
Ø Elaborar frases a seu nível de experiência
Ø Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
Ø Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
Ø Expressar - se oralmente com clareza
Ø Compreender para que serve a escrita e a leitura
Ø Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
Ø Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
Ø Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Ø Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
Ø Mural de rótulos
Ø Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
Ø Trabalhar com o alfabeto móvel
Ø Recortes de jornais e revistas
Ø Conhecer as famílias silábicas menos complexas
Ø Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
Ø Cartazes
Ø Fichas de leitura
Ø Textos coletivos e individuais
Ø Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
Ø Recorte de jornais e revistas
Ø Nomeação dos objetos da sala
Ø Entrega de crachás com nome completo
Ø Construção de novas palavras
Ø Escrever palavras e frases
Ø Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
Ø Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.
MATEMÁTICA

CONTEÚDOS

Ø História dos números
Ø Classificação, seriação e conservação.
Ø Número e numeral de 0 a 9
Ø Antecessor e sucessor
Ø Unidade e noção de dezena
Ø Número e numeral de 0 até 30
Ø Crescente e decrescente
Ø Adição, subtração, problemas com unidades.
Ø NUMERO E NUMERAL
Ø Números de 0 a 100
Ø Dezena ( decomposição )
Ø Problemas envolvendo adição e subtração
Ø Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Ø Números ordinais
Ø Dúzia e meia dúzia
Ø Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
Ø Dezena e unidade
Ø Formas geométricas
Ø Calendário
Ø Sistema monetário brasileiro
Ø Situações problemas
Ø Operações de adição e subtração
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Números pares e impares
Ø Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Ø Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Ø Multiplicação e divisão
Ø Dobro e triplo
Ø Metade e terça parte
Ø Fração
Ø Problemas
OBJETIVOS
Ø Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
Ø Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Ø Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Ø Identificar antecessor e sucessor
Ø Representar unidade e reconhecer dezenas
Ø Identificar ordem crescente e decrescente
Ø Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Ø Construir o conceito de dezena
Ø Construir o conceito de dezena e unidade
Ø Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Ø Saber adição simples
Ø Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Ø Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Ø Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
Ø Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Ø Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Ø Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Ø Construir o conceito de número e numeral
Ø Identificar numero e numeral de 0 ate ...
Ø Construir conceito de unidade e dezena
Ø Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Ø Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Ø Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Ø Identificar números pares e números impar
Ø Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Ø Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Ø Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Ø Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Ø Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Ø Explorar cálculo mental
Ø Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Ø Reconhecer o real como moeda.
Ø Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
Ø Construir e representar formas geométricas
Ø Ler e interpretar problemas;
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Completar
Ø Representar numeral à quantidade
Ø Ditado de números
Ø Trabalhar números vizinhos
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Colagem
Ø Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
Ø Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
Ø Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Desenvolver conjuntos de dezenas.
Ø Resolver situações - problemas de sua realidade
Ø Exercícios escritos
Ø Juntar e contar
Ø Uso do material concreto
Ø Separar unidades e dezenas
Ø Folha mimeografada, impressas, livro didático.
Ø Leitura e escrita de números até...
Ø Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Conjuntos com dezenas
Ø Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
Ø Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
Ø Cartazes
Ø Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
Ø Problemas envolvendo as quatro operações.
Ø Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
Ø Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.


HISTÓRIA

CONTEÚDOS

Ø Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
Ø Historia do nome
Ø Historia da vida da criança
Ø Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Ø Família - tipos de família.
Ø Datas comemorativas
Ø Direitos e deveres da criança.
Ø Tipos de casas
Ø Os materiais para construção de uma casa
Ø Os cômodos da casa
Ø Datas comemorativas
Ø Primeiros moradores
Ø A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
Ø Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
Ø Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
Ø A escola
Ø Historia do nome da escola
Ø Função dos funcionários da escola
Ø Profissão dos pais e de outras pessoas
Ø Consciência fiscal
Ø Patrimônios públicos
Ø Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.
OBJETIVOS
Ø Saber quem é e como é importante (a criança)
Ø Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
Ø Conhecer-se como ser que faz historia
Ø Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
Ø Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
Ø Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
Ø Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
Ø Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
Ø Datas comemorativas (...)
Ø Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
Ø Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
Ø Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
Ø Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
Ø Identificar os vários tipos de profissão
Ø Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
Ø Produção de frases, textos e desenhos.
Ø Confecção da arvore genealógica
Ø Confecção de cartazes, colagens e recortes.
Ø Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
Ø Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
Ø Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
Ø Entrevista com os pais - sobre sua historia
Ø Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
Ø Cartazes
Ø Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
Ø Exercícios no caderno
Ø Construção de maquetes do bairro.
Ø Exposição de fotos
Ø Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
Ø Desenhos
Ø Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
Ø Desenhos e colagens
Ø Conversas formais e informais
Ø Pesquisas

GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

Ø Bairro e sua historia, nome.
Ø A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Ø Modificação da paisagem
Ø Recursos naturais
Ø Matéria prima
Ø Meios de transportes
Ø Tempo e estações do ano
Ø A rua e o bairro
Ø O endereço
Ø O que têm no bairro
Ø Etnias
Ø Meios de comunicação
Ø Atividades predominantes na comunidade
Ø Trânsito



OBJETIVOS

Ø Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Ø Identificar a rua onde à criança mora
Ø Identificar o caminho da escola
Ø Distinguir seu endereço
Ø Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Ø Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Ø Identificar o semáforo os meios de transporte
Ø Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Ø Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Ø Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Ø Reconhecer a importância de seu endereço
Ø Localizar a sua rua no bairro
Ø Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Ø Reconhecer os meios de comunicação
Ø Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Ø Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Ø Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Ø Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos



ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Pesquisar o nome do bairro e sua historia
Ø Pesquisar seu endereço
Ø Desenhar o trajeto da casa para a escola.
Ø Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
Ø Cartazes
Ø Folhas mimeografadas
Ø Exercícios do livro
Ø Anotações no caderno
Ø Atividades escritas
Ø Citar os meios de transportes da comunidade
Ø Desenhos dos meios de transportes
Ø Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
Ø Gráfico da origem dos alunos
Ø Construção de maquete sobre sua rua
Ø Atividades do livro de geografia
Ø Confecção de cartazes
Ø Exercícios no caderno e no livro
Ø Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado

CIÊNCIAS

CONTEÚDOS


MEIO AMBIENTE
Ø Seres vivos
Ø Características dos seres vivos
Ø Partes da planta
Ø Utilidades da planta
Ø Diferentes ambientes
Ø Localizar - se no tempo e no espaço
Ø Estações do ano
Ø Lixo
Ø Água
SER HUMANO E SAUDE
Ø Corpo humano
Ø Nascimento e o que precisa para viver
Ø Higiene e saúde
Ø Os sentidos
Ø Higiene pessoal

RECURSOS TECNOLÓGICOS
Ø Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Ø Produtos industriais e artesanais
Ø Processos de transformações

OBJETIVO
Ø Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
Ø Desenvolver hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
Ø


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Ø Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Ø Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Ø Recorte e colagem
Ø Confecção de cartaz
Ø Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Calendário
Ø Observação da mudança do tempo
Ø Folhas mimeografadas, impressas, livro.






ENSINO DA ARTE

CONTEÚDOS

Ø Datas comemorativas
Ø Artes visuais e plásticas
Ø Teatro e dramatizações
Ø Confecção de cartões
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Ø Desenho livre e ou dirigido
Ø Canções folclóricas e populares
Ø Expressão corporal - danças

OBJETIVOS
Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Ø Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Cantos
Ø Desenhos
Ø Dobraduras
Ø Pinturas
Ø Recorte
Ø Colagem
Ø Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...





EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS

Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
Ø Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
Ø Jogos (corridas, futebol, queimada...)
Ø Músicas


OBJETIVO
Ø Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.


DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Ø Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.

Ø O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.


Ø O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.

Ø As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.

Ø O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.


Ø As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.



RECURSOS

Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )



AVALIAÇÃO

A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.



Clara Libe






46 comentários:

Adiléa disse...

Nossa que maravilha de planejamento! Adorei! Parabéns pelo seu trabalho. Eu fiz um planejamento da fase inicial ou seja, 1º ano do ciclo de alfabetização. Abraços.

˙·٠•●♥ Silvia Rossine˙·٠•●♥ disse...

Oi Clara! Obrigada por ter postado este maravilhoso material!Adorei! Gostaria de repassar para o seu lindo cantinho um mimo. Pegue em Criando Asas ok!
Com carinho
Silvia Rossine

Dinha disse...

Adorei seu planejamento. Parabéns! Estava procurando algumas ideias, pois este ano irei trabalhar com alfabetização e estou um pouco perdida. Vc me ajudou mto. Obrigada!

Anônimo disse...

clara , este planejamento me deixou muito feliz estou com uma turma d 2ª/9 e não tenho experiência , com suas dicas tenho certeza que vou conseguir vencer . Deus te abencoe hoje e sempre. beth

Cicida. disse...

Adorei seu planejamento!Tambem estou com o 2° ano.Abraços.Cicida.

Lauriane disse...

OI CLARA! ESTE ANO É A PRIMEIRA EXPERIENCIA QUE TENHO COM ALFABETIZAÇÃO NO 2º ANO DO CICLO.
GOSTEI MUITO DO SEU PLANEJAMENTO. QUE TENHAMOS UM OTIMO TRABALHO ESTE ANO!! PARABENS.

LAURIANE

Anônimo disse...

Amiga posso chama-lo assim
vc e uma amigona clara adorei! Parabéns pelo seu grandiso trabalho.iarar me ajudar bastante
vc e nota 10, valeu um grande abraço. Ninizinha

Anônimo disse...

Oi Clara!Estou cursando o quinto semestre em Pedagogia e estou estagiando em uma turma de 2º ano, é bom contar com suas ideias, ja que nao tenho experiencia alguma. beijos..... jó

Anônimo disse...

Clara,fiquei satisfeita com a precisão com que elaborou o seu planejamento .Ele está completo,e tenho certeza de que servirá de modelo para muitas coleguinhas.
Parabéns, Betania

Teófilo Otoni,Minas Gerais




M

inas Gerais

Anônimo disse...

OI... QUE LEGAL!
SÓ POSSO DIZER PARABÉNS!!!
SOU PROFESSORA HÁ BASTANTE TEMPO, MAS MESMO ASSIM SEU PLANEJAMENTO ME AJUDOU. OBRIGADA

ana thereza disse...

M A R A V I L H O S O o seu trabalho!! Procuro desesperadamente um planejamento completíssimo como o seu para uma turminha de 3 anos e estou perdida no tempo e no espaço, Por favor me ajude, mande-me algo para o meu r_mail: aninharibeiro_caroso@hotmail.com

sabrina disse...

Salve, salve Clara...
Obrigada por sua generosidade.
Fraternalmente
Sua amiga

professora disse...

Oi Clara!
Muito me alegra saber que tem colegas que dispõe de suas idéias para colaborar com as demais, parabéns pela sua atitude. Seu planejamento ficou ótimo, logo enviarei mpara você um projeto de leitura que elaborei para minha turma, acho que será útil.
Beijosss. Professora e amiga Maria José

Janaína disse...

Parabéns pelo seu planejamento está ótimo. Faço magistério e tinha algumas dúvidas,que foram esclarecidas!!!

Anônimo disse...

adorei o seu planejamento,pois este ano sera o meu primeiro com alfabetização e ele me ajudara muito bjm....

Anônimo disse...

isso e mais chato que nao sei oque..................................................

fafa disse...

Prezada Clara
Este planejamento é perfeito para minha turma, se enquadra no que estava procurando.
Parabéns e muito obrigada pela sua iniciativa em compartilhar com outras pessoas tudo que você faz.É muito triste ver pessoas que ficam com tudo pra sí, no total egoísmo. Que Deus continue te abençoando sempre e iluminando seus projetos.
Um beijo em seu coração.
Fátima

Lysa disse...

Oie gostei muito do seu planejamento... Estou precisando de um plamenjamento do eja 1 e 2 serie. teria como vc me ajudar? grata Lysa

1001 Contos disse...

Parabéns pelo post. Mto bom. Deus abençoe ricamente vc e tds os seus.1001 Bjs da Tânia Míriam

Anônimo disse...

Amei o seu planejamento...Está de parabéns!!!!!!Q Deus continue te iluminando sempre.Bjos!!

Anônimo disse...

ADOREI!

TUDO RESUMIDO DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA!

PARABÉNS, ADOREI PASSAR POR AQUI...

Anônimo disse...

gostei muito do planejamento,pois trabalho com 2º ano e minha escola nem sempre oferece esta ajuda.
Deus continue te abençoando.
Beijos.
Telma Andrade -Bahia

Edi disse...

Oi Clara q o Senhor cintinua a te abençoar mais e mais e q vc continue com este trabalho maravilhoso de compartilhar seus conhecimentos. bjossss

Sônia Jailza disse...

Clara, seu trabalho de planejamentos para séries iniciais é um espetáculo!. Vou utilizá-lo com todo prazer. Parabéns! Eu Amei, pois estava desesperadamente precisando deste material! Que Deus te abençoe!

maria dos Remédios S. da silva disse...

Oi Clara! Obrigada por ter postado este maravilhoso material!Adorei! Gostaria de repassar para o seu lindo cantinho um mimo. Pegue em Criando Asas ok!
Com carinho

Zilane disse...

Clara, Parabéns pelo planejamento.
Seu trabalho ficou ótimo.

Anônimo disse...

Oi, Clara Libe!
Que Deus a abençoe!
Puxa, mas que maravilha de planejamento! Foi mesmo uma luz no final do túnel! Adorei! Parabéns!
Patos de Minas

Anônimo disse...

amei seu planejamento ,que o bom Deus continue a lhe ilunimar bjsssssssssssss

Cássia Lopes disse...

OI Clara muito bom seu planejamento , porém necessito da referência dele, tanto do 2º ano quanto do 3º ano.
Bjinhus

Anônimo disse...

No momento apenas OBRIGADA...Muita LUZ para VC Clara Libe.

leca disse...

olá Clara adorei o blog...nunca esqueça de agradecer a Deus todos os dias pelos dons e qualidades recebidas ,pois vc tem muitas como doação,ajuda aos semelhantes e ao próximo generosidade q não se acaba +...me identifiquei muito com vc com vc porq também adoro ajudar aos outros e é muito triste observar que na nossa área as pessoas pensem que queremos alguma coisa com isso...enfim sermos mal interpretadas...mas a tecnologia está aí? e através dela podemos continuar nosso trabalho meio que atrás dos bastidores... e assim continuemos a divulgar estas qualidades tão raras hoje em dia ...beijokas e obrigadinhaaa..

Valéria disse...

Muito obrigado se não fosse esse planejamento estaria perdido! Deus te abençoe!

Lílian disse...

Parabéns pelo seu blog Clara, ele está shou e me ajudou bastante. Obrigada!

Vânia Fagundes disse...

Obrigado por compartilhar seus trabalhos maravilhosos.

Anônimo disse...

Nossa!!! dêem os créditos a quem fez de verdade!!!

Estava pesquisando sobre planejamentos e encontrei esse conteúdo em diversos sites, não sei de quem é realmente.


Assim valorizamos nossos amigos de profissão.
bjos

E. Priscilla disse...

Oi Clara!
Adorei o seu lindo trabalho, estou fazendo o 3° ano do curso normal e a minha professora de pratica pediu um caderno com um planejamento mensal eu estava super perdida sem saber por onde começar foi aonde te achei, e você me ajudou bastante, minha amada continue com esse trabalho lindo de ajudar pessoas que você tem... Que Deus continue te dando essa sabedoria, e te iluminando e não esqueça: JESUS TE AMA E EU TAMBÉM!!! Beijos!

professoracecilia disse...

olá, muito obrigado,agradeço a Deus e depois por você existe se não fosse esse trabalho maravilhoso de ajudar as pessoas não sei o que seria de nós

Anônimo disse...

adorei o seu plano. muito objetivo e com ótimas sugestões de atividade. vai nortea o meu trabalho este ano. que Jesus te abençoe sempre!

Anônimo disse...

Que Deus te ilumine,pois graças a você pude ter uma noção de como fazer meu planejamento.

valdete disse...

AMEI SEU TRABALHO.PARABÉNS!QUE DEUS TE ILUMINE CADA VEZ MAIS.ESTAVA PRECISANDO DE ALGO ASSIM INOVADOR.

Anônimo disse...

nossa que lindo.esse planejamento completo.eu trabalho primeira vez mim deram quatro dias p fazer um plano igual esse incluino ed.crista.ainda bem que te achei beijo.so falta ed.crista.estou fazendo um baseado nesse e com apoio de uma amiga crista.

Cristiano disse...

Ei Clara, tudo bem, parabenizo pelo blog e se tornou uma fonte rica em atividades para os professores. Queria saber se o blog possui algo relacionado com Literatura ou planejamento Literário para o 2° ano. Agradeço desde já e sucesso na sua carreira profssional e continue nos enriquecendo sempre com muito conteudo.Abr

Isabel disse...

Oi Clara adorei o seu blog e seu planejamento está excelente. Parabéns Que ótimo podermos contar com profissionais tão comprometidas com a educação. Deus a abençoe!

paula disse...

Bom Dia !!!!! Clara, estou maravilhada com tudo que achei em seu blog, parabéns vc é ótima no que faz. Sou apaixonada pelo magistério e com certeza voltarei.... que JESUS derrame chuvas de bençãos sobre sua família, bjs doces

Anônimo disse...

Amei o seu planejamento. Me ajudou muito. Obrigada por compartilhar.

Anônimo disse...

Adorei seu planejamento.É o primeiro ano q vou trabalhar com alfabetizaçao ando um pouco perdida, vc me salvou...obgda

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails