RECOMEÇO

RECOMEÇO
CLARA LIBE

Páginas

quarta-feira, setembro 17, 2008

PLANO DE AULA - PROJETOS

PREVENÇÃO DE ACIDENTES : O PERIGO SEMPRE NOS RODEIA

Apresentação

O estudo desse tema faz parte do entendimento do modo de viver do homem em nossa sociedade e das suas necessidades básicas Os acidentes domésticos são muito comuns, e mesmo com todo o cuidado alguns objetos e situações apresentam riscos, principalmente para as crianças; às vezes esses acidentes são tão graves que podem levar à morte.

Justificativa

Muita gente acredita que os acidentes são fatalidades que fogem ao nosso controle.
Porém, à medida que nos antecipamos para evitar sua ocorrência, seus potenciais danos diminuem sensivelmente, chegando mesmo a ser eliminados. E isto pode, perfeitamente, ser feito no dia-a-dia. Por essa razão, é importante que as pessoas saibam quais os acidentes mais comuns e como se originam, para que, assim, possam adotar medidas capazes de evitá-los.

ATIVIDADES SUGERIDAS

I – Representando acidentes domésticos
Objetivo: chamar a atenção para os perigos em nossas moradias e intervir para minorá-los.

Primeira fase:

Após a sessão de vídeo, o coordenador das atividades (professor, agente de saúde ou educador) divide os participantes em três grupos. Os membros de cada grupo terão um dia para anotar todos os elementos e situações de perigo que puderem perceber nos seguintes locais:
Grupo 1: na frente de suas casas;
Grupo 2: nos fundos de suas casas;
Grupo 3: dentro de suas próprias moradias.

Segunda fase:

Cada grupo se reúne, no dia seguinte, escolhe um relator e cada integrante apresenta a lista de perigos encontrados em sua casa. O relator faz todas as anotações, atentando para registrar quantas vezes o mesmo problema foi observado, caso haja repetições.

Terceira fase:

Os grupos se desfazem e cada relator apresenta o relato de seu grupo. O coordenador anota as três listas completas no quadro e abre uma discussão sobre o assunto. Ao final, incentiva cada um a sugerir como pode agir em casa, em cada caso, para diminuir os perigos da ocorrência de acidentes domésticos.

0 comentários: